Aprendendo com as TICS
Curso Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TICs (100 h)
Polo de São Félix do Araguaia – MT
Diretora do Cefapro: Mariuza Marinho Lopes
Coordenador de Formação: Haroldo Borges
Coordenadora de Entidade: Maria Dalva Jorge Pereira
Tutoras: Vanete Brito dos Santos Morais e Eliza Pereira da Silva
Objetivos:•Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
•Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem;
•Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Unidade 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Unidade 2Internet, Hipertexto e Hipermídia
Unidade 3 Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Unidade 4Currículo, Projetos e Tecnologia
ParticipantesProfessores e Gestores das Escolas:
•Escola Estadual Prof.ª Hilda Rocha de Sousa
•Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves
•Escola Estadual Severiano Neves
•Creche Municipal Dona Elza Mendes de Freitas
•CEFAPRO (Polo de São Félix do Araguaia – MT).
Vale Lembrar....O curso aprendendo e ensinando com as TICs caminha lado a lado com o processo de mudanças, buscando aprimorar o uso da tecnologia no âmbito escolar, dinamizando a prática pedagógica e fortalecendo-a para enfrentar os desafios que ocorrem pelas mudanças tecnológicas, garantindo assim o acesso e permanência dos alunos na escola e também sua inserção na sociedade da informação.
O ENSINO POR PROJETOS MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS O ACESSO as Tecnologias nos proporciona melhor compreensão e entendimento sobre a importância das tecnologias da Informação e Comunicação para se entender a complexidade das mudanças que acontecem rapidamente e sua contribuição para a evolução e transformações das mesmas.
Pontos Positivos e Negativos• Houve avanços na aprendizagem dos docentes quanto ao uso das tecnologias na sala de aula;
• Muitos conseguiram aprender a utilizar vários recursos tecnológicos de informação;
• Alguns adquiriram conhecimento básico de informática;
•O curso também oportunizou a divulgação de trabalhos realizados pelos professores cursistas;
• A falta de conhecimento básico de informática por parte de alguns cursistas dificultou o avanço nas atividades;
•Dificuldades de alguns na postagem de atividades no ambiente colaborativo.
Considerações FinaisDurante o curso buscamos nas novas metodologias, subsídios que permitissem romper com a forma tradicional de ensino no sentido de transpor o espaço físico escolar. Os profissionais da educação encontraram grandes dificuldades, mas avançaram graças ao esforço, estímulo e dedicação.
Polo de São Félix do Araguaia – MT
Diretora do Cefapro: Mariuza Marinho Lopes
Coordenador de Formação: Haroldo Borges
Coordenadora de Entidade: Maria Dalva Jorge Pereira
Tutoras: Vanete Brito dos Santos Morais e Eliza Pereira da Silva
Objetivos:•Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na aprendizagem em suas escolas;
•Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem;
•Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos.
Unidade 1 Tecnologia na sociedade, na vida e na escola
Unidade 2Internet, Hipertexto e Hipermídia
Unidade 3 Práticas Pedagógicas e Mídias Digitais
Unidade 4Currículo, Projetos e Tecnologia
ParticipantesProfessores e Gestores das Escolas:
•Escola Estadual Prof.ª Hilda Rocha de Sousa
•Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves
•Escola Estadual Severiano Neves
•Creche Municipal Dona Elza Mendes de Freitas
•CEFAPRO (Polo de São Félix do Araguaia – MT).
Vale Lembrar....O curso aprendendo e ensinando com as TICs caminha lado a lado com o processo de mudanças, buscando aprimorar o uso da tecnologia no âmbito escolar, dinamizando a prática pedagógica e fortalecendo-a para enfrentar os desafios que ocorrem pelas mudanças tecnológicas, garantindo assim o acesso e permanência dos alunos na escola e também sua inserção na sociedade da informação.
O ENSINO POR PROJETOS MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS O ACESSO as Tecnologias nos proporciona melhor compreensão e entendimento sobre a importância das tecnologias da Informação e Comunicação para se entender a complexidade das mudanças que acontecem rapidamente e sua contribuição para a evolução e transformações das mesmas.
Pontos Positivos e Negativos• Houve avanços na aprendizagem dos docentes quanto ao uso das tecnologias na sala de aula;
• Muitos conseguiram aprender a utilizar vários recursos tecnológicos de informação;
• Alguns adquiriram conhecimento básico de informática;
•O curso também oportunizou a divulgação de trabalhos realizados pelos professores cursistas;
• A falta de conhecimento básico de informática por parte de alguns cursistas dificultou o avanço nas atividades;
•Dificuldades de alguns na postagem de atividades no ambiente colaborativo.
Considerações FinaisDurante o curso buscamos nas novas metodologias, subsídios que permitissem romper com a forma tradicional de ensino no sentido de transpor o espaço físico escolar. Os profissionais da educação encontraram grandes dificuldades, mas avançaram graças ao esforço, estímulo e dedicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário