quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vara da Cidadania em São Félix do Araguaia - MT

INCLUSÃO DIGITAL EM SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – MT

A mão de Dona Maria tremia na hora de ligar o computador. Suava frio quando a professora chegava perto para dar as instruções. Depois de 1 semana de curso de inclusão digital, Dona Maria já tinha perdido o medo. No dia da formatura, perguntou se poderia continuar a mexer no computador.

Criadas em 2006, as varas da cidadania foram instituídas por meio de convênio firmado entre o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, para oferecer um programa social de inclusão digital, visando atender a população que não tem acesso ao mundo digital. Além de Cuiabá, a Vara da Cidadania funciona em outras 17 cidades mato-grossenses onde existe uma unidade da Justiça do Trabalho.
Qual a importância da inclusão digital na nossa vida? S
em dúvida, a familiaridade com a informática é requisito fundamental para conseguir emprego nas mais variadas áreas do mercado de trabalho. Além do mais, nós cidadãos podemos usar o computador com acesso á Internet para nos informarmos não só sobre nossos direitos e deveres, como também sobre temas de interesse público como saúde, educação, meio ambiente, etc. para viver termos o potencial de viver uma vida digna.

Em São Félix do Araguaia, a Vara da Cidadania funciona desde março de 2008 graças a uma parceria entre a Vara do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação. Após muitos esforços para levantar o projeto, hoje a Vara da Cidadania funciona regularmente durante o ano inteiro, formando turmas de 40 alunos em cursos intensivos de Noções Básicas de Informática com duração de 4 semanas. Seu público-alvo é a população de baixa renda, em especial, trabalhadores, estudantes da rede pública, portadores de necessidades especiais, pessoas da terceira idade, etc. No final de 2008, a Vara da Cidadania abriu turmas de conteúdos programáticos especialmente destinados a atender a população indígena da área. No total, 250 pessoas passaram pela formação da Vara e concluíram o curso recebendo o certificado emitido pelas entidades participantes.

O Sistema Operacional utilizado nos cursos da Vara é o Linux Kurumin, com programas do OpenOffice. São todos programas de software livre, que contribuem para a democratização da informática: de custo zero, eles não precisam ser adquiridos, facilitando assim a implantação de qualquer iniciativa de inclusão digital. Também podem ser modificados livremente para se adaptarem melhor à finalidade para a qual são usados. Os software livres são a peça chave para o movimento que existe atualmente no mundo todo de abertura do acesso à informática. Esse movimento procura se libertar das regras convencionais e excludentes de mercado, e criar um espírito de inovação e cooperação através de redes de intercâmbio de conhecimentos.

Pessoas como Gilberto, Maria José, Maria Aparecida, todos adultos já inseridos no mercado de trabalho, fizeram o curso de inclusão digital na Vara da Cidadania, obtiveram um aprendizado que enriqueceu no trabalho prático. Maria José, professora de Ensino Fundamental e Médio em São Félix do Araguaia, aprendeu por meio dos programas de Informática a melhor organizar o seu trabalho fazendo diários e fichas dos alunos no computador, uma habilidade requerida pela escola. Também enriqueceu as pesquisas desenvolvidas na sala de aulas graças a um maior conhecimento da internet. Maria Aparecida, Agente de Saúde aprendeu a utilizar os dados inseridos em tabelas do OpenOffice para fazer o seguimentos dos pacientes atendidos pelo Posto e descobriu a internet como importante ferramentas de apoio para ampliar seu conhecimento em temas de saúde. Finalmente o Gilberto conseguiu melhorar a sua habilidade para manipular fotos e vídeos no computador, facilitando assim o seu desempenho como profissional de fotos e filmagens, podendo inclusive oferecer novos serviços aos seus clientes.

Formatura dos alunos do curso: Noções Básicas de Informárica realizado na Câmara Municipal de São Félix do Araguia - MT